quarta-feira, abril 06, 2011

Resenha: Brumas da Paixao - Cynthia Breeding

Brumas da Paixão - My Noble Knight

Tá aí um livro um tanto interessante... Ele narra a história de Deidre, uma descendente de sacerdotisa de Ísis, que está em busca da Pedra Filosofal, e Gilead, um príncipe escocês.

A mãe de Deidre é uma sacerdotisa responsável pela segurança da Pedra Filosofal, um artefato com certos poderes que pode mudar o mundo se cair em mãos erradas. Mas um misterioso mago consegue roubar a pedra e deixa um livro no lugar. Infeliz e culpada com o sumiço da Pedra Filosofal, a mãe de Deidre se mata, e Deidre, ainda criança, é enviada a morar com o tio, um rei Cristão. 

Quando o tio de Deidre descobre que ela tem o dom da visão, impede que ela tenha uma vida própria e tenta usá-la para achar o Santo Graal, o cálice usado por Cristo na última ceia. Esperta, Deidre dá as indicações erradas ao tio e aproveita para fugir em busca da Pedra Filosofal.


Eu tive uma certa dificuldade de me situar no período histórico do livro, porque muitas vezes Deidre se refere ao livro deixado pelo mago, que, aparentemente é um livro que fala sobre Camelot, o Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda. Em muitos momentos me senti confusa. Mas no final do livro isso é explicado de uma forma interessante... infelizmente se eu disser algo além vai perder a graça, então, só lando para conferir.

Depois que foge do tio, Deidre chega à Escócia no Beltane, uma festa que celebra a fertilidade. Só, no meio da floresta, Deidre é descoberta por Niall, um porco arrogante que a agarra e tenta estuprá-la, mas em meio à confusão surge Gilead e a salva e a leva para seu castelo.

A história gira em torno do amor impossível de Deidre e Gilead, onde ambos acabam prometidos em casamento com pessoas que não querem. Deidre é prometida para Niall e Gilead para Dallia.

Ele apareceria ali vestido daquele jeito toda a manhã? Deidre não tinha certeza se poderia dar conta do recado. Mas, pela Deusa, não perderia isso por nada também.

Amores impossíveis, traições, guerras... juramentos e pactos.. cristianismo e paganismo junto... tudo isso é narrado de uma forma bem descontraída no livro. Cynthia Breeding usa toques de toda esta mitologia pagã, com sutileza, sem se aprofundar, apenas apimentando sua história e tornando-a mais interessante.

— Aonde vai? — Mac Erca esbravejou.
— Pegar um cavalo e procurar por ela — Gilead respondeu. —Entendam que eu amo aquela mulher.

Para amantes de leitura e romances, vale a pena conferir!

Nenhum comentário: