quarta-feira, dezembro 22, 2010

Instrumentos Mortais | The Mortal Instruments

Autor: Cassandra Clare

Esta série está conquistando a galera que gosta de histórias paranormais. Fugindo um pouco (um pouco, viu?!) a temática de vampiros, Cassandra Clare explora a nova onda do momento: anjos. Mas a série não é simplesmente sobre anjos, na verdade os protagonistas são Nephilins, descendentes indiretos do anjo Raziel , meio-anjos/meio-humanos, que lutam para manter a ordem do mundo humano. As ameaças? São demônios e meio-demônios (lobisomens, vampiros e vários outras classes de demônios). Pra complicar, existem 3 instrumentos, dados aos Nephilins pelo anjo Raziel, que precisam ser protegidos, pois uma catástrofe pode ocorrer se eles caírem em mãos erradas...

Eu já li os três livros lançados nos EUA. Aqui no Brasil só foi lançado o primeiro, City of Bones (Cidade dos Ossos), pela Galera Record, e a série tem uma linguagem muito legal. Cassandra Clare tem uma narrativa bem jovem e uma trama que consegue manter o leitor preso ao livro. A série é focada no público adolescente/jovem, uma leitura leve com romances bonitos porém nada "picantes". Seus personagens principais são:

Clary, de 15 anos, que pensa que é humana e normal até que se descobre envolvida em um mundo novo, cheio de magia, onde ela vem a ser uma peça fundamental.

Jace, um Nephilim, Shadowhunter (Caçador das Sombras), que, apesar de ser descendente de um anjo tem um comportamento muito difícil.


Cidade dos Ossos - City of Bones
Instrumentos Mortais 1

Quando Clary, de 15 anos, dirige-se para fora do Bar Pandemonium em Nova Iorque, ela mal esperava testemunhar um assassinato, muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos com tatuagens estranhas e armas bizarras. Então o corpo desaparece no ar fino. É dificil chamar a polícia quando os assassinos são invisíveis para todos e quando não há, nem uma mancha de sangue, para mostrar que um rapaz morreu. Ou não era um rapaz? Este é o primeiro encontro de Clary com os Caçadores de Sombras (ShadowHunters), guerreiros dedicados a livrar a Terra dos demônios. É também seu primeiro encontro com Jace, um Caçador de Sombras (ShadowHunter) que parece um pouco como um anjo e age como um parvo. Em 24 horas Clary é "puxada" para o mundo de Jace com uma vingança, quando sua mãe desapareceu e Clary foi atacada por um demônio. Mas por que os demônios estariam interessados em mundanos vulgares como Clary e sua mãe? E como Clary de repente recebe a Visão? Os Caçadores de Sombras (Shadowhunters) gostariam de saber. . . .



Cidade das Cinzas - City of Ashes
Instrumentos Mortais 2

Clary Fray desejava apenas que a sua vida voltasse ao normal. Mas o que é normal quando você é um demônio-assassino Caçador de Sombras (Shadowhunter), sua mãe encontra-se em um coma mágico induzido, e você pode de repente ver Downworlders como lobisomens, vampiros, e fadas? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras (Shadowhunters) para trás, significaria mais tempo com seu melhor amigo, Simon, que se está transformando mais do que um amigo. Mas o mundo dos Caçadores de Sombras (Shadowhunters) não está pronto para a deixar ir… especialmente seu considerável, enfurecedor, irmão, Jace. E a única possibilidade de Clary ajudar a sua mãe é seguir o Caçador de Sombras Valentine, que é provavelmente insano, certamente malvado … e também seu pai. Para complicar assuntos, alguém na cidade de Nova Iorque está assassinando crianças Downworlders. É Valentine atrás das matanças… e se for, o que está tentando fazer? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada-Alma, é roubada, o assustador Inquisidor chega para investigar. Como pode Clary parar Valentine se Jace está disposto a trair tudo que acredita para ajudar a seu pai?



Cidade de Vidro - City of Glass
Instrumentos Mortais 3

Para salvar a vida de sua mãe, Clary precisa viajar à Cidade de Vidro, lar ancestral dos Shadowhunters (Caçadores de Sombras) - não importa que entrar a cidade sem permissão seja contra a lei e que desobedecer às leis possa significar a morte. Para piorar as coisas, ela descobre que Jace não a quer lá, e que Simon foi jogado na prisão pelos Shadowhunters, os quais estão profundamente desconfiados de um vampiro que suporta a luz do dia.Enquanto descobre mais coisas a respeito do passado de sua família, Clary encontra um aliado no misterioso Shadowhunter Sebastian. Com Valentine juntando a força total de seu poder para destruir todos os Shadowhunters, a única chance destes sobreviverem é lutando ao lado de seus inimigos eternos. Mas conseguirão os Downworlders (Moradores do Submundo) e os Shadowhunters colocar seu ódio de lado a fim de trabalharem juntos? Enquanto Jace percebe exatamente quanto está disposto a arriscar por Clary, conseguirá ela dominar seus recém-descobertos poderes para ajudar a salvar a Cidade de Vidro - custe o que custar.



Cidade dos Anjos Caídos - City of Fallen Angels
Instrumentos Mortais 4

Lançamento: 05 de abril de 2011.

Amor, traição, sangue e vingança – os riscos são maiores do que nunca em City of Fallen Angels. Simon Lewis está tendo alguns problemas para se adaptar a sua nova vida como um vampiro, especialmente agora que ele mal vê sua melhor amiga Clary, que está envolvida em seu treinamento para se tornar uma Caçadora de Sombras – e passando tempo com seu novo namorado Jace. Sem mencionar que Simon não sabe lidar com a pressão de não-namorar-ao-mesmo-tempo com duas garotas. O que um vampiro que adora luz do sol tem de fazer? Simon decide que precisa dar um tempo a sua cabeça fora da cidade – apenas pra descobrir que eventos sinistros estão seguindo ele. Percebendo que a guerra que eles pensaram ter ganho poderia ainda não ter acabado, Simon chama seus amigos Caçadores de Sombras para salvar o dia – se eles puderem colocar seu próprios relacionamentos de lado para cumprir o desafio. (Tradução Sobre Livros)


Nenhum comentário: