quinta-feira, março 31, 2011

Resenha: Crepúsculo Vermelho | Saga Red Kings - Laura Elias

Bem, passei o dia hoje ansiosíssima para fazer esta resenha. Eu estava há séculos com o livro sem ter a menor disposição de começar a leitura, e, eu confesso que foi justamente porque não fui com a cara da capa do livro. Então, ontem, por volta das onze da noite resolvi dar uma olhada no primeiro capítulo enquanto eu colocava a Laninha (agora ela já tem 4 aninhos!) para dormir. Sabem o que aconteceu depois que li a primeira página? ... Tá, eu conto... passei a noite acordada lendo o livro e só larguei quando terminei, e pra piorar minha situação eu não resisti e comecei a ler o segundo livro da saga, Lua Negra, e quase nem trabalhei hoje sem conseguir largar o livro. Agora estou ansiosa pelo terceiro!

Meu maior problema em fazer esta resenha é em como falar do livro sem soltar spoillers. Acho que é uma missão impossível, mas prometo que vou tentar.

A sinopse do livro fala da história de amor entre Megan e Bill, um cantor de rock. Até aí, ok. Então o prólogo é narrado em primeira pessoa (o livro todo é em primeira pessoa, o que eu amo!) por um cara que se intutula Rei dos vampiros e se diz apaixonado por Megan. Quando começam os primeiros capítulos aparece Simon e o livro vai falando do amor dele e de Megan. (Sim, também pensei: ué, não era Bill o mocinho? Cheguei a voltar pra ver se eu tinha confundido a sinopse!) Já neste início acontecem muitas reviravoltas, onde quando você acha que entendeu uma grande charada acaba descobrindo que não entendeu bulufas.
— Então você nunca amou?
— Nunca... pelo menos não até...
— Até...?
— Até ver você na escola. Foi como ser atingido por uma bomba. Senti que estava sendo tomado por algo incontrolável e comecei a procurar de onde vinham aquelas ondas indescritíveis. Quando vi você, eu soube na hora.
— Por isso me olhou daquele jeito?
— Você não entende o que fez comigo, Megan. Neste mo­mento, eu daria a minha vida para salvar a sua e não tenho como controlar o que sinto. É visceral. Eu faria absolutamente qualquer coisa por você. Qualquer coisa!
 Bem, quando Bill entra na vida de Megan, a história, bem como a vida de Megan, sofre uma reviravolta. A forma que Laura Elias descreveu o encontro de Bill e Megan foi mágica. Foi um daqueles momentos de tirar o fôlego, onde faríamos qualquer coisa para poder trocar de lugar com a personagem.

— Megan? — sua boca continuava colada ao meu ouvido.
Fiz que sim com a cabeça e ele sorriu. Bill Stone soube na­quele momento que eu era sua, completa e definitivamente sua. De corpo e alma. Para sempre.

Eu sempre gostei de personagens cíclicos, mas Laura Elias, a meu ver, criou um novo conceito para personagens cíclicos. No livro nada é o que parece ser, os personagens começam como mocinhos, depois tornam-se vilões, até que se descobre uma terceira opção, se é que isso é possível -risos-. Ou melhor dizendo, Laura Elias consegue fazer o mocinho virar bandido, depois voltar a ser mocinho e repetir este ciclo indefinidas vezes sem perder o foco da história. O Toque "musical" do livro também me conquistou definitivamente, com citações à muitas músicas perfeitas.

Ainda estou tentando descobrir como Laura Elias consegue juntar este tema sobrenatural, com amores platônicos, romances adolescentes, ação, e, sem nunca esquecer o toque de comédia e descontração sempre presentes no livro. Eu, Lana, me dividia entre momentos de tirar o fôlego, momentos tensos, e momentos de pura descontração. 

Não falarei de outras partes do livro, nem do final, porque definitivamente eu considero impossível conseguir falar mais sem soltar sérios spoillers. Mas uma coisa é certa: virei fã número um de Laura Elias, e, em questão de um único dia ela conseguiu alcançar o topo entre meus escritores preferidos. Sabem aquelas escritoras famosas, J.R. Ward, as Casts, Richelle Mead, etc.? Bem, Laura Elias, para mim, colocou todas elas no chinelo com esta série. Tantas reviravoltas sem perder o contexto (coisa que aconteceu em Diários de um Vampiro e Imortais)...

Enfim... livro aprovadíssimo por mim, espero que vocês curtam como eu curti.

Os leitores podem adquirir o livro diretamente com a autora, por e-mail (contato@lauraelias.com.br), e ela envia com frete grátis e autografado!

Bjux.

Nenhum comentário: