terça-feira, março 08, 2011

Halo - Alexandra Adornetto

Oi pessoas! Faz tempo que não posto alguma resenha pra vocês, não é?! Ando tão envolvida com a tradução de Awekened que não sobra tempo pra nada mais...

Pra mudar este quadro, hoje venho falar sobre Halo, o primeiro volume de uma trilogia que está sendo lançada pela autora Alexanndra Adornetto.

Eu já li inúmeras resenhas de Halo, algumas elogiando, outras criticando, e, tenho que admitir que estou há dias sem saber por onde começar a resenha, mas, como diz o dito popular "comece do começo", é exatamente por aí que vou.

Eu estava numa expectativa muito grande de ler este livro, já que eu havia encomendado pela internet e ele demorou muito a chegar, infelizmente. Quando chegou, fui com tamanha sede ao pote que devorei o livro em uma noite e fiquei meio que a-ver-navios, sabe? Com aquela pergunta na mente de "ué, já acabou?" Tiver que reler pra realmente digerir toda a história e ter uma opinião mais ajustada com relação ao livro.

O livro conta a história de três anjos, Gabriel (um antigo anjo guerreiro), Ivy (uma serafim com poderes de cura) e Bethany (um anjo muito novo, da classe mais simples de anjos). Os três são mandados para Venus Cove, uma pacata cidade, para neutralizar os poderes das trevas que estão agindo naquele lugar. Bethany, a mais vulnerável por ser muito inexperiente, logo se perde em meio a um mundo de sensações e emoções. Contrariando os poderes superiores ela logo se apaixona por Xavier Woods, um aluno exemplar que tem um triste passado. Mas quando surge um novo aluno, Jake Thorn, os dois têm seu romance ameaçado.

Tá.. de fato, a história conta um romance adolescente, seguindo a linha suave de Crepúsculo, Imortais, House of Night, etc.. Mas a narrativa da autora é muito interessante, a linguagem é leve e ela mantém um ritmo gostoso de se ler. Aquela impressão de que o livro não teve final se foi quando li pela segunda vez, digerindo melhor a história. Sei que muita gente esperava mais do livro, muita gente achou que o romance se resolveu muito antes do final do mesmo... mas, a meu ver não tinha como fugir disso. Vale lembrar que este é o primeiro volume da trilogia, e, como todo primeiro volume, é um livro basicamente de apresentação de personagens e de situar o leitor na história. Creio que a trama real da trilogia se apresentará a partir do segundo, e que a autora abriu um leque de boas possibilidades neste primeiro livro que poderão ser perfeitamente exploradas nos próximos, por exemplo:

- o romance de Xavier e Bethany poderá ser ameaçado pelos poderes supremos visto que os anjos não deveriam criar laços com os humanos; 
- o relacionamento de Bethany e Xavier pode ter algo de especial no que se refere ao combate às forças das trevas, coisa que, acredito só será revelado no último livro. Mas aqueles "poderes supremos" fazendo vista-grossa à este relacionamento me parece algo como se estivessem fazendo um experimento...
- o comportamento extremamente rígido de Gabriel... não sei, mas me parece que a autora pode surpreender-nos aí, e, quem sabe, criar um romance pra perturbar todo o imenso auto-controle dele... seria interessante.
- o fato de que algumas tragédias ocorreram com pessoas próximas de Xavier... algo me diz que não é coincidência que as duas mortes sinistras ocorreram dentro do círculo de Xavier, com sua namorada e seu amigo. Me parece que futuramente descobriremos que pode ter algo por trás disso diretamente ligado à Xavier... será?

Ou seja, acho que este primeiro livro é de fato uma introdução para a verdadeira história que será desvendada nos próximos.. e acredito que a autora poderá surpreender a todos que acharam este livro "sem graça" ou o que quer que tenham chamado.

Quem quiser ler a sinopse e/ou o livro, clique aqui.

Nenhum comentário: