quarta-feira, abril 06, 2011

Crônicas Vampíricas de Gardella | The Gardella Vampire Chronicles - Collen Gleason

O Legado da Caça-Vampiro - The Rest Falls Away
Crônicas Vampíricas de Gardella 1

Tá aí mais um livro que me surpreendeu este ano. Faz tempo que eu vejo este livro na Saraiva, já cheguei a pegar pra comprar e desisti várias vezes preocupada de não ser bom. A capa é linda, mas é tanto vampiro ultimamente, que, apesar de eu gostar muito do tema está ficando cansativo.. e algumas histórias são tão sem lógica, sem uma linha de raciocínio.. coisa que, de fato, não aconteceu com este livro.

Collen Gleason optou por mostrar os vampiros de uma forma mais mitológica, mais ligados às antigas lendas mesmo, como seres desumanos e sanguinários, mortos-vivos desalmados e amaldiçoados. Mas, apesar disso sua linguagem é bem tranquila, nada pesado ou agressivo. Collen também inovou um pouco quando colocou o par romântico da protagonista como um personagem importante, porém, ele não é exatamente o protagonista. Estranho, né? Mas ela fez isso de uma forma muito interessante.

Na verdade a protagonista é Vitória Gardella, e ponto final. O outro protagonista, neste livro, está meio que oculto, e, acredito que posso considerar tanto Filipe quanto Max. A verdade é que Filipe tem seu papel, seu momento no livro, e, Max chega de mansinho, porém provavelmente assumirá um papel mais definido a partir do próximo livro. Abaixo vocês saberão um pouco dos personagens.

O livro narra a história de Vitória Gardella, que, após uma série de sonhos descobre ser a escolhida para continuar o legado de sua família: caçando vampiros. Vitória é uma jovem que está sendo introduzida na sociedade, como os costumes da época, porém, ao mesmo tempo está concluindo seu treinamento como venadora (caça-vampiros). Ela acaba levando uma vida dupla e difícil, e sua situação fica pior quando se aproxima do Marquês de Rockley, Filipe, e se descobre apaixonada por ele.

O amor dos dois é lindo e intenso. Mas não é fácil levar adiante o legado da família mantendo seu amado às escuras. Embora Filipe respeite os mistérios de Vitória, isso não o impede de se enfiar em loucuras tentando protegê-la.
Em meio às confusões geradas por sua herança como venadora, Vitória conhece Max, um venador experiente e sarcástico, que vive pegando no pé dela, e não se conforma que ela continue participando com sua mãe (que é alheia à existência dos vampiros) das festas e comemorações da Sociedade. A situação piora quando Vitória resolve se casar com seu amado.

Pensou que eu fosse esquecer de falar do "bandido"?? Nope. Bem, Lilith é uma vampira muito antiga, muito mesmo. Ela é filha de Judas Escariotes, que foi condenado por sua traição à  levar uma vida eterna na escuridão. Lilith está atrás de um livro sagrado que revela segredos que permitirão que Lilith domine o mundo dos mortais. Collen Gleason também teorizou umas coisas interessantes sobre toda a crença vampírica, e explicou no livro o motivo da prata ser fatal aos vampiros e tal.. enfim, ela casou bastante o enredo, gostei muito disso.

O desfecho do livro é bem diferente do tradicional, infelizmente, qualquer coisa que eu diga será um grande spoiller, e aí perde a graça. O que posso dizer, é que o final nos deixa com o coração na mão literalmente, mas, nos prepara para o que pode acontecer no próximo livro na vida amorosa de Vitória.

Como Vitória lidará com os fatos que encerraram este livro? Que papel Max terá no próximo livro? Estas são as principais perguntas que nos cercam ao final do livro. Estou ansiosa pelo próximo!

Livro aprovado por mim, espero que vocês também gostem!

Obs: Como este livro está à venda traduzido aqui no Brasil, não postarei o e-book no Blog. Vale a pena comprar!

2 comentários:

Kika disse...

Alguém sabe quando lançará o segundo volume?

Luana disse...

Amei este livro, é um dos melhores livros de vampiro q eu já li.
queria mesmo o segundo volume.