quinta-feira, abril 14, 2011

Resenha: Sedução Cigana

A resenha de hoje é mais um lançamento de Laura Elias. E como de costume o livro é bárbaro. Li de uma vez só, começando cerca de nove da noite e terminando às duas da manhã. Eu até tentei deixar pra terminar a leitura hoje, mas não consegui. 

Sedução Cigana fala, como o nome sugere, dos ciganos. Mas não fala de uma forma superficial, e sim das raízes ciganas viajando à região da Romênia, Turquia, etc.. O conteúdo do livro mostra a pesquisa detalhada da autora, e isso é uma coisa que me agrada muito.

Outro detalhe importante da narrativa deste livro é a ordem cronológica que não é exata. Os fatos ocorrem de forma intercalada, e isso dá um ritmo muito legal ao livro. Laura Elias foi perfeita ao escolher esta forma de narrar os fatos, misturando sempre passado e presente. Perfeito.

O livro conta a história de Katlyn, uma dentista de cerca de 28 anos, filha única em uma típica família americana repleta de amor e carinho. Kat mora em Detroit, e compartilha sua vida com sua melhor amiga, Nicole. A vida de Kat vai bem, estável, atpe que ela recebe um estranho presente de aniversário. O presente é deixado em seu consultório, sem remetente. Ao abrir, Kat se depara com um lindíssimo e exótico medalhão. Buscando as origens, e os possíveis donos, do misterioso medalhão, Kat e Nicole vão para a Romênia e vivem grandes aventuras. Kat passa por muitas mudanças, descobre fatos importantíssimos sobre seu passado, e vive muitas aventuras, incluindo o encontro com o sedutor cigano Petre Ionescu.

É claro que o livro narra o amor ardente que nasce aí, mas de uma forma típica de Laura Elias, bem sutil e delicada, porém não menos intensa.

Laura Elias também caprichou nos personagens, e deu um toque de humor irreverente que cativa o leitor. Com personagens distintos, marcantes e reais, Laura cria um enredo que a cada página se desdobra surpreendendo o leitor.

Petre é o homem que toda mulher deseja, inclusive aquelas que não adimitem. Másculo, centrado, imperioso e firme. Katlyn, por sua vez, é a mulher que os homens desejam: feminina, naturalmente sensual, discretamente ousada. Uma mistura de menina e mulher.

Katlyn passa por uma enorme transformação durante o livro, da moça centrada, trabalhadora, meiga, ela se transforma na mulher ousada, sensual, forte e firme. Assim, Laura Elias mostra nossas transformações na vida real, nossas fases, nossas mudanças de vida. Muitas vezes passamos por isso fora de um livro.. por mudanças, redescobrimentos. Foi linda a forma sutil e direta de tratar este assunto.

O núcleo cigano reflete realmente a cultura e a vida cigana, a intensidade, o drama, a espontaneidade. A rigidez e intensidade do amor dos ciganos e sua cultura é bem exposta através de Constantin (que eu não vou contar quem é!), e todos os costumes, superstições, misticismo e crenças se refletem em Gerta, que é uma personagem apaixonante com seu humor sarcástico, seu jeito mandão. Os diálogos entre Gerta e Nicole são impagáveis. Além disso é um enriquecimento muito bom poder conhecer mais outra cultura, mesmo que seja através de livros.

"--- Dana, vou lhe ensinar o segredo de um casamento feliz. Deixe seu homem achar que manda, finja que obedece e faça exatamente aquilo que quer fazer. Contanto que ele pense que a ideia foi dele, viverão juntos em perfeita harmonia por séculos --- disse com firmeza a velha. --- Homens são meninos cujo corpo cresceu, nada além disso."

Com o medalhão "encantado", as vidências, os sonhos, o relacionamento com os lobos, as ervas e outras tantas coisas Laura Elias conseguiu aproximar bastante o sobrenatural do real, ao ponto em que não distinguimos bem a separação entre ambos. Mostrando ao leitor que na vida real o limiar entre o sobrenatural e o real também é muito tênue.

O final é lindo, como sempre. Um exemplo de carinho, compaixão, e, principalmente respeito.

Enfim, mais um livro perfeito de Laura Elias. Mais um que eu indico.

A próxima resenha será de Brincando com Fogo.

Nenhum comentário: